7.8.07

A coisa tá ruim, mas nem tanto...


Duas notícias que li no final de semana:

--------------
São Paulo faz maior "Fora, Lula'; protesto reúne 3 mil pelo país

Entre gritos dos militantes, "Ca-cha-cei-ro" e "Lula, ladrão, seu lugar é na prisão'; passeata foi convocada pela internet. Movimento reuniu 2 mil na capital paulista; Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória, Porto Alegre e Rio tiveram manifestações (Folha de São Paulo).

A palavra de ordem dominante foi o "Fora Lula". Mas também se ouviram: "Ca-cha-cei-ro, ca-cha-cei-ro", "va-ga-bun-do, va-ga-bun-do" e "Lula, ladrão, seu lugar é na prisão". Nas faixas e cartazes, o mesmo tom: "Marta, fora, biscate" e "Lula, maldito, relaxa e vaza". Militantes pela redução da maioridade penal, pelos "direitos humanos (só) para humanos direitos", pela imediata construção de um partido nacionalista conservador, e até o movimento "República de São Paulo", que pretende a separar o estado do restante do país apareceram na manifestação. Não se via uma só bandeira vermelha. Negros eram os cartazes e as camisetas. Depois da "emoção do hino", o carro de som saiu, passeata atrás, rumo ao parque do Ibirapuera, área onde se localizam o Segundo Exército e o Monumento ao Soldado Constitucionalista.Com os cabelos loiros e impecavelmente alisados, a empresária e estilista Patricia Guizzardi, 37, recusava ser chamada de representante da "elite branca" (expressão cunhada pelo ex-governador Claudio Lembo). "Eu acho esse comentário até racista. Sou povão. Passei dez carnavais seguidos no Rio de Janeiro, sambando no meio de negros."Na passeata de ontem, os jornalistas disputavam a desempregada Jessica Verônica Aquino Nascimento, 25, raríssima negra presente.
Na frente do Segundo Exército, depois de andar 3 km, o pessoal ainda teve forças para gritar "Acorda, Milico! Acorda Milico!".

------------

Pesquisa mostra que caos aéreo não afetou popularidade de Lula
(Internet, não recordo qual site)


O interessante dessas duas notícias é que elas mostram que, apesar de muito poderosa, a mídia nem sempre consegue atingir seus objetivos plenamente.
Os índices de popularidade do Lula foram afetados apenas entre aqueles que consideravam o governo regular na pesquisa anterior, diminuindo 1%. O índice daqueles que consideram o governo bom ou ótimo, mateve-se em 48%, mesmo depois de duas semanas de "bombardeio" da mídia sobre uma suposta culpa do governo no acidente com o avião da TAM.

Por outro lado, a reportagem da Folha de SP mostra quem são os "manifestantes" que estão se mobilizando e querendo passar a imagem que o país está em estado de pré-insurgência.

Não é minha intenção elogiar e muito menos glorificar o Governo Federal. Pelo contrário, acho que estamos muito aquém do possível e, principalmente, do desejado.
Mas o que não consigo aguentar é uma pequena parcela da população (como diria o Cláudio Lembo, a "elite branca") tentando nos fazer crer que o principal, senão único, problema do país é o chamado "caos aéreo". Pior ainda é, explicitamente, clamar por um novo golpe militar.
Chega! Eu também CANSEI dessa baboseira.