13.5.07

Frustração

Uma das piores sensações que existem é a frustração. Pior, inclusive, do que a própria tristeza em si, que normalmente lhe acompanha.

A frustração é, em geral, uma reação a expectativas não cumpridas.
É como se você fosse erguido a uma grande altura para, em seguida, ser solto em queda livre. Quanto maior a altura, maior a queda.
De forma análoga, quanto maior a expectativa, maior a frustração.

Acho que, ao longo dos anos, fui moldando uma postura tipicamente pessimista perante o mundo, como forma de defesa das agruras e também por medo das frustrações.
Sempre achei melhor não criar expectativas para não me frustrar. Ao final, o que viesse de bom era lucro.
Nos últimos tempos venho trabalhando esse perfil e, pouco a pouco, tenho conseguido alterá-lo. Não é uma tarefa fácil, mas é necessário dar o primeiro passo e construir o caminho durante a caminhada.

Contudo, às vezes ainda volto a pensar que o pessimismo é o caminho mais fácil a ser trilhado. Isso aconteceu hoje.
Por mais que tentasse me controlar, ao longo do tempo eu acabei criando uma expectativa grande diante de uma proposta que me foi apresentada há várias semanas atrás.
Como a expectativa crescia e nenhum avanço se delineava, fui atrás de uma resposta ou, ao menos, de informações mais atualizadas.
Bem, as novidades não eram das mais animadoras e me invadiu uma sensação de frustração.

Nem tudo está perdido, mas o caminho se encheu de pedras gigantescas.
De minha parte, tento não deixar que essa situação me empurre de volta aos princípios de meu processo de transformação...