Os heróis em ação...
Pela pequena reportagem abaixo, dá para ter uma idéia do modus operandi dos heróis a que o Lula se referiu há alguns dias atrás...
"Uma operação de fiscalização do Ministério Público do Trabalho, encontrou cerca de 400 trabalhadores alojados em situação degradante em uma usina de álcool na região de Navaraí (MS), na última semana. A usina é de propriedade do médico e usineiro Nelson Donadel e os trabalhadores atuavam desde o início de março deste ano no corte de cana-de-açúcar. Cerca de 150 trabalhadores eram indígenas de aldeias das comunidades de Coronel Sapucaia, Amambai e Dourados.

O procurador do trabalho, Luciano Zanguetin Michelão, do Ministério Público do Trabalho, que ainda nesta segunda-feira (02) estava no local finalizando o pagamento das indenizações, explica que a usina já havia sido notificada. "Esta usina já vinha sendo objeto de investigação desde o segundo semestre do ano passado, por condições não adequadas de trabalho. Ela já tinha sido fiscalizada e multada e persistiram denúncias de irregularidades. Por mais de uma vez foram propostas a solução das questões, com a assinatura de um termo de ajuste, mas sempre houve recusa neste sentido. Dada a gravidade e a persistência destas denúncias houve a mobilização do grupo móvel."
Mas o índice de trabalho escravo nas zonas canavieiras do estado ainda pode aumentar. O Mato Grosso do Sul prepara-se para uma ofensiva às usinas de álcool nos próximos anos. Atualmente, o estado tem 12 indústrias sucroalcooleiras já instaladas e analisa a concessão para outras 40 usinas, com investimentos de até R$ 9 bilhões.
De Brasília, da Radioagência NP, Gisele Barbieri
02/04/07."
Pois é...
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home